top of page

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Sou especialista no tratamento do Câncer do Fígado, Vesícula, Vias Biliares, Pâncreas, Metástases Hepáticas e Colangiocarcinoma. É importante ressaltar que cada paciente tem seu histórico e é preciso analisar minunciosamente qual melhor procedimento cirúrgico e tratamento a ser adotado. 

Câncer do Fígado

A cirurgia no fígado para tratamentos de câncer é indicada em casos de metástase e tumor neuro-endócrino. Durante a cirurgia é retirada parte do fígado para retirada do tumor.

Metástase Hepática

As metástases hepáticas acontecem quando um câncer se espalha para o fígado a partir de seu local de origem. As metástases hepáticas são diferentes de um câncer que começa no fígado. Em geral, as metástases estão associadas a estágios mais avançados do câncer.

Câncer de Vesícula

Pela localização ser abaixo do fígado, a Vesícula Biliar tem a facilidade de desenvolver um câncer sem ser detectado, é comum não existirem sintomas e quando ocorrem, os sintomas podem incluir dor abdominal, inchaço, coceira e febre. 

Câncer das Vias Biliares

Os dutos biliares são pequenos tubos que transportam a bílis, um fluido que é produzido pelo fígado, para o intestino delgado, onde ela auxilia na digestão. Os dutos biliares são conectados à vesícula biliar que armazena a bílis até que ela seja necessária. O câncer do canal biliar é causado pelo crescimento anormal das células nos dutos.

Cirurgia para Tratamento do Câncer de Pâncreas

São de 2 tipos:

​

Potencialmente Curativa - Quando é possível remover todo o tumor

 

  • Duodenopancreatectomia: é a retirada da cabeça do pâncreas e do duodeno.

  • Pancreatectomia distal: Remoção da cauda do pâncreas e outras partes afetadas.

  • Pancreatectomia total: Remoção de todo o pâncreas, vesícula biliar, parte do estômago, parte do intestino delgado e baço.

​

Paliativa - Para aliviar sintomas e prevenir complicações

​

  • Colocação de Stent: É uma cirurgia de apoio onde um stent é usado para manter o ducto biliar aberto

  • Cirurgia de Bypass: Permite redirecionar o fluxo da bílis do ducto biliar diretamente para o intestino delgado).

​

bottom of page